terça-feira, 22 de maio de 2012

A Tecnologia Cruza Fronteira entre Ricos e Pobres

A tecnologia está presente nos quatro cantos do mundo e se tornou comum na vida das pessoas. Pode-se comparar a uma invasão o amplo uso de coisas como computadores, celulares e aparelhos de TV. Até mesmo o mais desprovido de recursos econômicos pode possuir um desses equipamentos por serem meios populares de comunicação. O celular, sem sombra de dúvidas, é o campeão de usuários por compactar nele outras formas de comunicação além do áudio. Imagem de TV, navegar pela internet, ouvir música e usar o GPS ( Sistema de Posicionamento Global),cabem num aparelho que podemos carregar no bolso!

Porém, essa facilidade ou comodidade tem seu lado negativo. Por um desses meios as pessoas podem ser localizadas em qualquer lugar ou hora, tornando-as prisioneiras da tecnologia. Muitos sofrem pela compulsão de estar conectado, os ditos viciados em tecnologia. Em muitos lares, a TV assume o papel de babá eletrônica. Pesquisas apontam a exposição excessiva da criança à TV como fator responsável pela confusão entre fantasia e realidade, problemas emocionais e em idade escolar, a falta de atenção. Mas, se usada de modo equilibrado e sensato pode ser benéfico. Compras, transações bancárias, correio de voz, e-mail ou vídeo são alguns dos bons empregos que fazemos do computador. A rotina familiar onde seus membros só se falavam no café da manhã e depois à noite ao chegar do trabalho, foi quebrada pelo uso do celular entre pais e filhos, casais e etc..
A informática, sem dúvida é muito importante em nossos dias. Não raro encontramos famílias onde os filhos sabem mais sobre internet que os pais.
Contudo, a pouca experiência e sabedoria deles os impede de ver os perigos que um site de relacionamento, por exemplo, pode trazer.
“ É verdade que esse tipo de site permite aos jovens se expressarem e conhecerem outros jovens, mas também é um “prato cheio” para pessoas com más intenções e predadores sexuais.”( Revista Despertai, p. 7, novembro de 2009,)

Família e escola devem trabalhar em sintonia, no que se refere aos modernos inventos tecnológicos como facilitadores da aprendizagem. Neste caso a Pedagogia pode ser incrementada com o auxílio das mídias integradas, despertando o interesse da criança e a orientando para um uso sensato desses recursos. O uso responsável de tais equipamentos depende de uma séria e boa orientação.

Por Claudinale

0 comentários:

Postar um comentário